IFC Brasil será o primeiro evento digital da cadeia do pescado: Das águas à mesa do consumidor ? Por uma cadeia competitiva e sustentável
De 01 a 03 de dezembro a cidade de Foz do Iguaçu ? PR, vai sediar a segunda edição do International Fish Congress e Fish Expo Brasil, evento internacional que reuniu mais de 1.500 profissionais do setor do pescado no ano passado. O evento que marcou de forma extremamente positiva o calendário de eventos de aquacultura mundiais e tornando-se o ponto de encontro de toda a cadeia do pescado, seria realizado no mês de setembro, mas em função das restrições impostas pela pandemia fará uma edição inovadora online. Para responder aos desafios deste ano e dos próximos, o IFC Brasil se converteu em uma plataforma digital de soluções e lança o IFC Brasil Digital 2020. As inscrições abrem oficialmente na quinta-feira, 01 de outubro.
"O momento exige superação. E é isso que o IFC Brasil Digital se propõe: transpor barreiras, superar limites e conectar milhares de pessoas, profissionais e empresários do setor em torno de um objetivo comum, fazer do Brasil um grande produtor mundial de pescados. Com conteúdo de qualidade, o IFC vai discutir tendências, apontar caminhos, discutir novas tecnologias com os mais renomados conferencistas nacionais e internacionais. Realizar o IFC Brasil Digital é uma grande demonstração de compromisso com o setor. E será feito com muito carinho, qualidade, participação e interação de todos com o que tem de melhor no mundo do pescado". Altemir Gregolin, ex ministro da pesca e presidente do IFC Brasil.
Para Ronaldo Bulhões - Diretor Presidente da FUNDEP - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação, entidade coorganizadora do IFC BRASIL, a relevância do evento é apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino, extensão e pós-graduação com a apresentação dos trabalhos científicos. ?A realização de um evento desse porte é a principal forma de intercambiar experiências, cooperar com outras instituições do segmento da aquicultura e desenvolver atividades destinadas a auxiliar a subsistência do setor aquícola, comunidade universitária e indústria. E ainda fomentar a pesquisa, o ensino e a extensão de Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, envolvidas no projeto, de forma integrada?, revelou.
Alexandre Almeida Weber, Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? UNIOESTE, outra instituição parceira coorganizadora, coloca que o evento é uma oportunidade para a Universidade divulgar o conhecimento e a pesquisa gerados no universo acadêmico, oferecendo soluções para o segmento, uma vez que a Universidade tem expertise no tema por possuir o curso de graduação em Engenharia de Pesca e Mestrado e Doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca. ?A UNIOESTE reconhece a importância de cooperar e se conectar ativamente com a indústria, o mercado,o Estado e a sociedade civil, que são os consumidores do conhecimento e da inovação gerados pelas Universidades, e o IFC BRASIL é uma grande porta aberta para essa conexão, pois engloba toda a cadeia pesqueira e abre caminho para o encontro de soluções para o setor?.
O IFC Brasil DIGITAL 2020, Na Era da Tecnologia, evento híbrido online será realizado de 01 a 03 de dezembro de 2020, com emissão de certificado ao final. Em ambiente digital, o evento utilizará tecnologia que permite interatividade e networking. Reunirá especialistas nacionais e internacionais, com tradução simultânea para espanhol e inglês.
Serão mais de 10h de conteúdo exclusivo, com especialistas de três continentes. Os mediadores estarão em estúdio com sistema de câmeras de vídeo de alta definição e em telas de led full HD. ?Trata-se do primeiro e único evento internacional da cadeira do pescado em ambiente híbrido e virtual?, destaca Eliana Schwarz, CEO do IFC. Ainda conforme ela, o evento será ancorado do Paraná, mantendo o Estado como sede em 2019, 2020 e 2021.
?Em um mundo lotado de conteúdo online e muitas dúvidas, lançamos a IFC Digital, mantendo nosso DNA: uma comissão organizadora que conhece profundamente os desafios e oportunidades do setor do pescado, sob medida, os conteúdos mais relevantes, instigantes e inspiradores ? de saúde mental a transformação digital, do novo papel do profissional da cadeia do pescado nos cenários político-econômicos, de inovação a estratégia?, afirma Eliana.
Tecnologia de ponta
O IFC Brasil Digital acontecerá em uma plataforma digital, onde os expositores estarão organizados em 3 Oceanos (setores de produtos). Cada empresa terá à sua disposição um estande digital. Usando texto, imagens, vídeos e, em alguns casos, gráficos 3D, eles podem apresentar seus modelos, soluções, inovações tecnológicas e catálogo de forma atraente.Um importante espaço em cada estande é reservado para reuniões B2B, onde empresas poderão agendar suas conferências.
A Comissão Organizadora do IFC 2020 decidiu criar um evento virtual através de uma plataforma tecnológica completa para acelerar a realização de negócios, discutir aprendizados e promover encontros virtuais. ?Acreditamos que o engajamento e a colaboração são palavras chaves para a superação do momento. Com o impedimento do presencial vamos utilizar as ferramentas que o meio digital nos proporciona para aproximar ainda mais os fornecedores de produtos, serviços e equipamentos para supermercados e outros varejos? ? afirma Eliana Panty ? Diretora Executiva do IFC Brasil.
Para a Panty, o período da feira virtual é estratégico porque as empresas continuam investindo e há também a retomada do food servisse e abertura de mercados internacionais . ?Será uma oportunidade especial para facilitar o fechamento de negócios
Os mais de 20 conferencistas irão debater: conjuntura, estratégia, mercado, desenvolvimento e sustentabilidade, legislação e regulamentação, tendências tecnológicas e tecnologias de produção e processamento. Os temas incluem ainda sistemas de produção na aquicultura, nutrição, sanidade e biossegurança, manejo, gestão de recursos pesqueiros, tecnologias de captura, entre outros.
A Exposição Feira terá a com a participação dos principais players do mercado de tecnologias e serviços para aquicultura e pesca e toda a cadeia do pescado. Arena do conhecimento com o Aqua 4.0 destinado a Startups. Inova Aqua para demonstração de tecnologias de ponta. Rodada de negócios digitais ? marketplace. Apresentação de trabalhos científicos coordenados pelas universidades Unioeste, Unila, IFPR, UFPR e Univali.
O International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2020 serão compostos de:
- Pré-Congressos de Indústria de Processamento de Pescados
- Congresso Internacional
- Temas de Conjuntura e Estratégia
- Seminário Internacional de Aquicultura e de Pesca
- Apresentação de Trabalhos científicos
- Feira virtual de negócios
- Arena do Conhecimento Digital;
- ?qua 4.0 - espaço para startups.