A comitiva formada pelo Ex. Ministro da Pesca e Consultor Altemir Gregolin - Presidente do International Fish Congress, o Presidente da Ocepar , engenheiro agrônomo José Roberto Ricken, e Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil, foram recebidos pelo presidente da Copacol, Valter Pitol e demais membros da diretoria, na sede da empresa. Entre os assuntos da reunião foi apresentado o projeto do IFC 2020, que vai sediar o I Pré Congresso ? Políticas Públicas ? cases de sucesso e desafios do setor de pescado? e o I Pré Congresso ? Indústria do Pescado na era da Inovação e Cooperação?, com foco nos processos e inovações da indústria de processamento de pescado e em estratégias de cooperação.
Gregolin destacou que o IFC 2020 será ainda maior e mais agregador , reunindo mais entidades em torno da causa do pescado "Serão 3 dias no Paraná, em Foz do Iguaçu, no estado que vem surpreendendo o Brasil com o crescimento na produção de peixes na ordem de 20% ao ano. Um Sistema de Produção Cooperativo, Integrado e Verticalizado que viabiliza o produtor familiar e eleva a rentabilidade das empresas. Um setor vibrante, que além das grandes cooperativas, envolve pequenos e médios frigoríficos privados, pequenas cooperativas e uma dezena de outras iniciativas.
O IFC Brasil, edição 2020, será ousado e repleto de inovações, sua espinha dorsal será a cadeia produtiva do pescado com o lema, "Das ?guas à Mesa do Consumidor: como tornar a cadeia competitiva, sustentável e focada no mercado global". Serão mais de 50 conferencistas,em 3 dias de atividades, no primeiro dia, serão realizados 2 pré-congressos,um tratando de políticas públicas e outro da indústria de processamento de pescados.
Gregolin enfatiza "Outra novidade será a Arena do Conhecimento, um espaço para apresentação de novidades tecnológicas, startups, cases de sucesso, resultados de pesquisas, etc. A segunda novidade será o Inova ?qua que apresentará sistemas de inovação como o sistema de recirculação e tratamento de efluentes, soluções ambientais, sistemas de alimentação automática, entre outras inovações."
A feira Fish Expo Brasil terá seu espaço ampliado contemplando tecnologias nas áreas de aquicultura e pesca, indústria e mercado. O espaço Aqua 4.0 será ampliado e o Aquanegócios contemplará rodadas de negócios. Gregolin alerta que segundo o Anuário PeixeBR, o Paraná produziu em 2019, 154.200 toneladas de peixes cultivados, mais que o dobro do segundo colocado, o estado de São Paulo, com 69.800 toneladas. "A Pergunta que se faz é o que o Paraná tem de diferente das demais regiões do país! Quais os segredos do Paraná? O IFC vai pautar este debate e oportunizar muitas informações aos participantes".
O Road Show está percorrendo os principais apoiadores e entidades representativas, para entregar o convite e apresentar as novidades da segunda edição do evento..