?šltimas notícias

FOZ DO IGUA?‡U te espera - IFC 2021 de 24 a 26 de novembro

15/06/2021 15:53:09
FOZ DO IGUA?‡U te espera - IFC 2021 de 24 a 26 de novembro

Retomando a agenda de evento do setor o IFC 2021, que será realizado de 24 a 26 de novembro em Foz do Iguaçu será vitrine de lançamentos, negócios e muito conhecimento, com mostra de trabalhos científicos e a feira FISH Expo Brasil que vai reunir empresas das mais diversas áreas como nutrição, sanidade e manejo.

Altemir Gregolin, Ex. Ministro da Pesca e Presidente do IFC Brasil destaca ?“?‰ um evento de debates, análise de tendências, geração de conhecimento, construção de pautas comuns e realização de negócios em uma atividade em plena expansão no país. O Brasil é um dos países com o maior potencial de produção de pescados do mundo, cresce de forma sustentável, especialmente na aquicultura, que vive uma ?“Nova Era?” e atrai cada vez mais investimentos, agora também de grandes players do setor de carnes?”.

O IFC 2021 trará grandes novidades, serão 3 dias de palestra e feira com 2 Pré-Congressos, um tratando da Indústria de Processamento de Pescados e outro de Políticas Públicas ?“Teremos mais que o dobro de estandes da edição anterior para a feira de negócios, com a participação de empresas de todos os segmentos da cadeia, um congresso com forte participação de congressistas de renome nacional e internacional dos 4 continentes e uma série de eventos dentro do evento?” complementa Eliana Panty ?– Diretora Executiva do IFC Brasil. As empresas interessadas em participar do III International Fish Congress & Fish Expo, podem garantir o estande através do telefone (48) 999804920 ou .

IFC Brasil Digital 2020 promoveu o setor de pescados com evento inovador

IFC Brasil Digital 2020 reuniu players do pescado em evento inovador e 32 palestrantes de 14 países. Evento foi transmitido a partir de estúdio em Foz do Iguaçu, Paraná. O II International Fish Congress, ?“Das águas à mesa do consumidor?”, se tornou o maior evento brasileiro do setor de pesca e aquicultura com a realização da ultima edição em ambiente hibrido, de 01 a 03 de dezembro. Mais de 5.500 visualizações na plataforma que abrigou ainda a Fish Expo Digital , feira com estandes digitais e interativos .

Para a abertura oficial, o International recebeu mensagens remotas do Governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, da Ministra da Agricultura Tereza Cristina e do presidente Jair Bolsonaro. O Secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara, participou remotamente do evento, bem como o Diretor Técnico Sebrae, Bruno Quick e o Deputado Federal Luis Nishimori.

O evento híbrido contou ainda com a participação presencial de Eduardo Lobo, Presidente da Câmara Setorial do Pescado MAPA e Secretario da Pesca Jorge Seif Júnior. O presidente do IFC Brasil, ex-ministro da pesca, Altemir Gregolin abriu oficialmente o evento. Ele agradeceu os participantes, patrocinadores e apoiadores, fundamentais para a realização do evento. ?“O IFC é uma inovação, e nós apostamos em realizar a segunda edição neste momento porque acreditamos no potencial do Brasil, no setor de pesca e aquicultura, e no processo de desenvolvimento que vem acontecendo?”.

Programação científica 2020

A palestra de Audun Lem, vice-diretor de pesca da FAO Itália, abriu a programação científica do II International Fish Congress. Lem falou sobre as mudanças na dinâmica socioeconômica e de mercado a nível global e as transformações que se impõe à cadeia produtiva do pescado.

Segundo Lem, 37% da produção mundial de pescados é exportada. China, Vietnã, Estados Unidos e Chile são os maiores exportadores. O setor de pescados, a nível mundial, é um gerador muito grande de emprego, com mais de 60 milhões de pessoas. ?“Mais de 90% da produção em pequena escala está em países em desenvolvimento?”.

Em seguida, Marcos Jank, professor do Insper falou sobre as ?“Exportações do agronegócio do Brasil cresceram em países emergentes?”. Segundo ele, a ?sia é o grande destino e o Brasil tem plenas condições de inserir-se no mercado mundial de pescados. As importações de pescados são maiores que as exportações. ?“Temos que virar esse jogo, estamos crescendo 7% ao ano, mas temos que dar um salto nas exportações?”. Jank listou o que o setor de pescados deve aprender com outros setores: competitividade e sustentabilidade, trabalhar a abertura de mercados e integrar a cadeia produtiva, construindo relações contratuais. ?“O que tem que fazer é uma coisa só, se organizar melhor e olhar no longo prazo para se consolidar como um grande exportador de pescados?”.

O painel seguinte analisou o momento atual do mercado, as perspectivas e os desafios da cadeia produtiva de pescados com Nicolas Landolt, CEO da Empresa Tilabrás, Thiago de Luca, Diretor comercial da Frescatto Company e Vicente Criscio, CEO da Empresa GeneSeas.

Eduardo Lobo, presidente da Câmara Setorial de Produção e Indústria de Pescado e Jorge Seif Júnior, Secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa integraram o Painel ?“Pescado em análise: A competitividade da indústria brasileira de pescados e as estratégias para sua consolidação?”. Os painelistas destacaram as ações governamentais para fortalecimento do setor, além do papel da indústria neste mercado a ser desbravado.

Roberto Butragueño, diretor da Nielsen Media Research, empresa global de informação, falou sobre o Mercado Interno de pescados: Evolução do consumo, perfil do consumidor, ações e estratégias para elevar o consumo no Brasil. ?“O consumidor percebeu que cozinhar é mais saudável e acredito que essa tendência veio para ficar. A praticidade do filé de tilápia está mudando conceito que as pessoas têm dos pescados?”.

Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR e Meg Felippe, médica veterinária especialista em pescados no varejo foram os debatedores. ?“Um dos grandes desafios da cadeia de pescados é aprender a se comunicar com o consumidor?”, destacou Meg.

O primeiro dia do International Fish Congress fechou com a palestra internacional Aquicultura na ?sia, um overview da produção, mercado e competitividade da região que concentra a maior produção aquícola do mundo. Direto da Malásia, Henry Wong, diretor comercial para aquicultura na Alltech ?€sia apresentou um panorama da aquicultura no continente. ?“A aquicultura tem um grande potencial de liderar a segurança alimentar em nosso planeta?”, afirmou.

IFC

IFC - International Fish Congress Online

Fish Expo Brasil - Novembro de 2021 Foz do Iguaçu/PR

CNPJ: 10.500.653/0001-93

Política de cancelamento
3° International Fish Congress - Todos os Direitos Reservados © 2021
Desenvolvido por: BRSIS